Recomendação de Conteúdo integrada à Escrita Coletiva Digital: qualificando processos e ampliando possibilidades

Sandra Andrea Assumpção Maria, Alexandra Lorandi Macedo, Patricia Alejandra Behar

Resumo


Pesquisar materiais que sirvam de apoio à Escrita Coletiva Digital, independente do tema em desenvolvimento, é um desafio que tem se intensificado a cada dia. O volume de informações na Internet cresce numa velocidade avassaladora e, aliado a isso, estão os mais diferentes estímulos que competem com a necessidade da manutenção de foco e atenção dos autores. Pensando nisso é que foi implementada, dentro do Editor de Texto Coletivo (ETC), uma ferramenta de Recomendação de Conteúdo (RecETC) que, com base na escrita dos autores, indica materiais em formato de texto, imagem e vídeo. Sua aplicação ocorreu em 3 turmas (Graduação, Pós- Graduação e Extensão) e teve positivo impacto tanto para alunos, no auxílio à produção textual, quanto para professores, quando da mediação desta produção.

Palavras-chave


Escrita Coletiva Digital, Recomendação de Conteúdo, Editor de Texto Coletivo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70644

Direitos autorais 2017 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br