Avaliação e correção automática no software livre RStudio

Autores

  • Thaísa Jacintho Müller PUCRS
  • Filipe Jaeger Zabala PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67379

Palavras-chave:

Matemática Básica, RStudio, Shiny, Markdown, Jurimetria

Resumo

Este artigo fornece embasamento para a criação de documentos para avaliação e correção automática de questões, exemplificado no relato de uma experiência realizada em um curso de extensão sobre Jurimetria – Estatística aplicada ao Direito. No referido curso, aplicou-se parte da metodologia sugerida pela autora em sua pesquisa de doutorado. Foi solicitado aos alunos participantes que respondessem a um teste de sondagem para que se pudesse analisar o seu nível de Matemática Básica, necessária para o bom desempenho no curso. Tal teste foi elaborado usando-se os softwares R e RStudio, também explorados ao longo das aulas. Em uma segunda etapa, sugeriu-se aos alunos que explorassem objetos de aprendizagem, o que notoriamente contribuiu para o andamento das aulas e entendimento dos conteúdos abordados.

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Publicado

2016-07-26

Como Citar

JACINTHO MÜLLER, T.; JAEGER ZABALA, F. Avaliação e correção automática no software livre RStudio. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67379. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67379. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais