Metodologia Pluralista Racional de Ensino envolvendo Robótica Educacional LEGO® aos avanços conceituais dos Estudantes sobre Calor e Temperatura

Autores

  • Osmar Henrique Moura da Silva UEL (Londrina-PR)
  • Wesley Olivatto SESI (Londrina-PR)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67336

Palavras-chave:

Robótica educacional LEGO®, metodologia pluralista de ensino, orientação racional, calor e temperatura, ensino médio.

Resumo

Caracteriza-se a aplicação de uma particular metodologia de ensino aos conceitos de calor e temperatura com parte de atividades experimentais envolvendo a robótica educacional LEGO® em estudantes do nível médio. Para tanto, o estudo empenhou-se em estruturar: uma estratégia pedagógica, no caso, construtivista e baseada num pluralismo metodológico com orientação racional; uma sequência de atividades experimentais, de caráter qualitativo, abrangendo a robótica LEGO® em meio a outras de baixo custo. Como forma de representar alguns típicos avanços conceituais dos aprendizes, uma análise integral dos dados de um estudante é exemplificada. Além da estratégia pedagógica que se contribui como alternativa à situação, espera-se que a presente reunião dos desenvolvimentos demonstrativos se mostre proveitosa e
convidativa àqueles que buscam vincular essa robótica em suas aulas acerca dos conceitos físicos então focados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

HENRIQUE MOURA DA SILVA, O.; OLIVATTO, W. Metodologia Pluralista Racional de Ensino envolvendo Robótica Educacional LEGO® aos avanços conceituais dos Estudantes sobre Calor e Temperatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67336. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67336. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC