A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE TECNODOCÊNCIA: INTEGRAÇÃO ENTRE DOCÊNCIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Luciana de Lima, Robson Carlos Loureiro

Resumo


O objetivo da pesquisa é analisar como os integrantes de grupos interdisciplinares
integram TDIC (Tecnologia Digital da Informação e Comunicação) e Docência ao construir o conceito de Tecnodocência a partir da utilização de seus conhecimentos prévios. Considerando-se a fragmentação dos saberes e a subutilização das TDICs como problemas na formação de professores, a pesquisa, caracterizada como Estudo de Caso, apresenta por unidade de análise seis grupos interdisciplinares participantes da disciplina Tecnodocência ofertada em 2015.1. Subdividiu-se em duas etapas: investigação sobre os conhecimentos prévios dos grupos por meio da aplicação de um questionário online de sondagem; investigação sobre os conhecimentos a posteriori por meio da aplicação de um questionário online de autoavaliação. A análise utilizou a triangulação metodológica em três momentos: compreensão do conceito de Docência, do conceito de Tecnologia e do conceito de Tecnodocência. O conceito de Tecnodocência sofreu ressignificações importantes, principalmente com a transformação do conceito de Tecnologia. Houve a valorização do aprimoramento das técnicas da docência e de modificações metodológicas diante do contexto de uso das TDICs. Percebeu-se que a integração entre TDIC e Docência em contexto interdisciplinar se constituiu uma opção promissora para transformações na compreensão sobre Tecnodocência.

Palavras-chave


aprendizagem significativa. docência. tecnodocência. tecnologias digitais da informação e comunicação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67335

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br