A ADOÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO ELETRÔNICO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: MOTIVAÇÕES, DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS DE CONTORNO

Ana Luisa Mülbert, Alice T. Cybis Pereira

Resumo


Este artigo apresenta os resultados do processo de implementação e avaliação de um livro
didático eletrônico (ebook) adaptado para dispositivos móveis, adotado no contexto da educação superior a distância. Na avaliação da iniciativa foram diagnosticadas as motivações e dificuldades vivenciadas pelos estudantes no uso da mídia, a partir das quais identificou-se possíveis estratégias de contorno das dificuldades. Este trabalho foi desenvolvido alinhado à abordagem de Pesquisa de Desenvolvimento aplicada à área de educação (Design-Based Research), orientada à busca de soluções práticas e inovadoras para problemas educacionais. A experimentação prática desenvolvida alcançou 1.836 estudantes, dos quais 223 responderam ao questionário de avaliação. Os resultados apontam para uma percepção positiva da mídia, mas também para resistências de adoção em certas circunstâncias.

Palavras-chave


Livro didático eletrônico. Ebook. EPUB. M-learning. Educação a distância.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67324

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br