Identificação de Experiências da Adoção de Learning Analytics no Ensino de Engenharia de Software

Marcelo Werneck Barbosa

Resumo


O número de cursos de graduação e especialização em Engenharia de Software tem crescido nos últimos anos no Brasil. Atualmente, as instituições já dispõem de dados sobre a execução destes cursos que poderiam ser utilizados na análise de sua condução e identificação de melhorias. Uma possibilidade de avaliar este grande volume de dados pode ser por meio de Learning Analytics. Entretanto, existem poucos trabalhos ainda nesta área. Este trabalho exploratório-descritivo tem o objetivo de identificar experiências do uso de Learning Analytics no ensino de Engenharia de Software e fomentar a discussão deste tema. Foram encontrados poucos trabalhos neste contexto, o que demonstra a carência de estudos de Learning Analytics nesta área.

Palavras-chave


Learning Analytics, Engenharia de Software, Revisão Sistemática.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.61459

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br