TEOREMA DE PICK E O ESTUDO DE ÁREA E PERÍMETRO NO GEOPLANO ONLINE

Dafne Atz

Resumo


O estudo dos conceitos de área e perímetro pode gerar dúvida para os alunos do Ensino Fundamental. Com o intuito de esclarecer essas noções, buscou-se uma atividade que permitisse trabalhar com esses conceitos de uma maneira mais visual, possibilitando expandir, através do Teorema de Pick, a ideia de área dos polígonos trabalhados no 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, a saber quadrados e retângulos e decomposições nestes polígonos. Foi utilizado para isso o Geoplano Online que proporcionou uma manipulação mais ágil de polígonos irregulares, onde os alunos enxergaram os conceitos envolvidos com mais facilidade, possibilitando a melhor compreensão dos mesmos. Sendo assim, este artigo busca trazer uma proposta de atividade investigativa elaborada para uma turma de 6° ano, enunciando o Teorema de Pick, assim com algumas de suas aplicações.

Palavras-chave


área e perímetro; ensino fundamental; teorema de Pick; investigação matemática; educação matemática.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.61448

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br