Um estudo sobre as variáveis para predição de alunos não concluintes em cursos suportados por Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem

Autores

  • Júlia Marques Carvalho da Silva Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves Av. Osvaldo Aranha, 540 – Bento Gonçalves, RS – Brasil – 95700-000
  • Hazra Imran Douglas College – Faculty of Commerce and Business Administration New Westminister, BC – Canada

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61427

Palavras-chave:

Evasão, Reprovação, Fatores, Modelo.

Resumo

Os alunos não concluintes são aqueles que não apresentam presença ou desempenho suficiente ao final de uma disciplina ou curso. Em sala de aula, cabe ao professor perceber o comportamento do aluno a fim de identificar seu interesse e progresso. Entretanto, os ambientes virtuais de aprendizagem nem sempre dispõem das informações de maneira simplificada ao professor. Com base em uma análise na literatura, este artigo propõe sete variáveis que podem predizer a conclusão ou não do aluno. Ainda, dados de 1168 alunos concluintes e não concluintes em 89 disciplinas de 5 cursos de uma instituição de ensino foram estatisticamente comparados a fim de verificar diferenças significativas. Os resultados mostraram que concluintes e não concluintes possuem aproveitamento diferentes, isto é, que as variáveis propostas podem ser utilizadas em um modelo de predição de alunos não concluintes.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

MARQUES CARVALHO DA SILVA, J.; IMRAN, H. Um estudo sobre as variáveis para predição de alunos não concluintes em cursos suportados por Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61427. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61427. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC