Um estudo sobre as variáveis para predição de alunos não concluintes em cursos suportados por Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem

Júlia Marques Carvalho da Silva, Hazra Imran

Resumo


Os alunos não concluintes são aqueles que não apresentam presença ou desempenho suficiente ao final de uma disciplina ou curso. Em sala de aula, cabe ao professor perceber o comportamento do aluno a fim de identificar seu interesse e progresso. Entretanto, os ambientes virtuais de aprendizagem nem sempre dispõem das informações de maneira simplificada ao professor. Com base em uma análise na literatura, este artigo propõe sete variáveis que podem predizer a conclusão ou não do aluno. Ainda, dados de 1168 alunos concluintes e não concluintes em 89 disciplinas de 5 cursos de uma instituição de ensino foram estatisticamente comparados a fim de verificar diferenças significativas. Os resultados mostraram que concluintes e não concluintes possuem aproveitamento diferentes, isto é, que as variáveis propostas podem ser utilizadas em um modelo de predição de alunos não concluintes.

Palavras-chave


Evasão, Reprovação, Fatores, Modelo.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.61427

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