Uma proposta baseada em projetos para oficinas de Internet das Coisas com Arduino voltadas a estudantes do Ensino Médio

Autores

  • Cassia de Oliveira Fernandez Escola Politécnica/USP
  • Leandro Coletto Biazon LSI-TEC
  • Alexandre A. G. Martinazzo Escola Politécnica/USP e LSI-TEC
  • Irene Karaguilla Ficheman LSI-TEC
  • Roseli de Deus Lopes Escola Politécnica/USP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61383

Palavras-chave:

aprendizagem baseada em projetos, robótica, Internet das Coisas.

Resumo

Este trabalho apresenta uma oficina de Internet das Coisas estruturada a partir de estratégias de Aprendizagem Baseada em Projetos. As oficinas propostas foram oferecidas a 32 estudantes de Ensino Médio de duas Escolas Estaduais de São Paulo, e tiveram duração de dezesseis horas, divididas em quatro dias. Utilizando sensores, atuadores, Arduino, Scratch, MBlock e AppInventor, a partir do tema Casa Inteligente, cada grupo desenvolveu um projeto distinto, de acordo com seus interesses. As percepções dos estudantes foram coletadas por meio de questionários semiestruturados para avaliação das oficinas, contendo questões referentes à auto-avaliação do aprendizado e envolvimento dos estudantes, e visão a respeito das abordagens propostas. Os resultados indicam forte aceitação do conteúdo e formato das atividades, expressos principalmente nos comentários - apontando um caminho interessante para oficinas que visem apresentar um primeiro contato aos estudantes com conteúdos de programação e robótica voltadas a despertar a motivação em relação ao aprendizado e o interesse para estes temas.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

DE OLIVEIRA FERNANDEZ, C.; COLETTO BIAZON, L.; A. G. MARTINAZZO, A.; KARAGUILLA FICHEMAN, I.; DE DEUS LOPES, R. Uma proposta baseada em projetos para oficinas de Internet das Coisas com Arduino voltadas a estudantes do Ensino Médio. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61383. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61383. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais