Mapas conceituais e o projeto arquitetônico: uma aplicação no processo de ensino e aprendizagem

Grasiela Cignachi, Glaucius Décio Duarte

Resumo


Este artigo apresenta os resultados finais de uma pesquisa em que foi realizada uma análise documental, com emprego de mapas conceituais, com fundamentação na Teoria da Aprendizagem Significativa, por sujeitos docentes, como uma ferramenta articuladora dos processos de ensino e aprendizagem inerentes ao trabalho docente associado à disciplina de Projeto Arquitetônico no Curso Técnico em Edificações do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas. Realizou-se a coleta de dados em duas etapas, com utilização de entrevistas e aplicação de questionário investigativo contendo questões abertas e fechadas, visando demonstrar a validade de emprego de mapas conceituais como um instrumento auxiliar para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem em disciplinas de projeto arquitetônico em cursos técnicos profissionalizantes.

Palavras-chave


Aprendizagem significativa. Mapas conceituais. Processo de ensino e aprendizagem. Ensino técnico profissionalizante. Projeto arquitetônico.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.61368

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