Análise do uso de livros-texto digitais abertos no contexto da Educação Superior na América Latina

Autores

  • Ismar Frango Silveira Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo, Brasil
  • Antonio Silva Sprock Universidad Central de Venezuela – Caracas, Venezuela
  • Virginia Rodés Paragarino Universidad de la República – Montevidéu, Uruguai
  • Yván Jesús Túpac Valdivia Universidad Católica San Pablo – Arequipa, Peru

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57673

Palavras-chave:

Livros de Textos Abertos, Escrita Colaborativa, Recursos Educacionais Abertos.

Resumo

Entre as muitas barreiras para o acesso e permanência na Educação Superior nos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos, como é o caso da totalidade dos países da América Latina, encontra-se o fator financeiro: ainda que não haja taxas de matrículas e mensalidades a serem pagas, há uma série de custos colaterais que nem sempre são considerados. Um destes custos é o dos materiais didáticos, em especial os livros-texto das disciplinas, de forma que iniciativas que possibilitem alternativas para os livros tradicionais devem ser consideradas. Neste sentido, o presente trabalho mostra os resultados da utilização de 25 livros-texto abertos gratuitos, criados de maneira colaborativa por autores de nove países Latino-americanas, disponibilizados de forma digital, no âmbito do Projeto LATIn. Um conjunto de 186 professores e 1.835 alunos espalhados em nove Universidades utilizou e avaliou as potencialidades e fragilidades deste modelo, e os resultados desta análise são apresentados neste artigo.

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Publicado

2015-07-28

Como Citar

FRANGO SILVEIRA, I.; SILVA SPROCK, A.; RODÉS PARAGARINO, V.; JESÚS TÚPAC VALDIVIA, Y. Análise do uso de livros-texto digitais abertos no contexto da Educação Superior na América Latina. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57673. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57673. Acesso em: 28 mar. 2024.