A ANÁLISE DO IMPACTO DA INTEGRAÇÃO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegai, Léa da Cruz Fagundes, Laurete Zanol Sauer

Resumo


A formação continuada constitui-se como um dos meios mais importantes, atualmente, para a melhoria da educação brasileira. Por isso, no atual contexto educacional, em que os estudantes são nativos digitais, é preciso considerar a efetiva integração das tecnologias digitais no currículo escolar. Com base nesta constatação, foram oferecidas duas edições de um curso de formação continuada para professores de Matemática de escolas estaduais da região de Bagé/RS, com o objetivo de promover o aprimoramento da prática pedagógica via plataforma Khan Academy. Durante o curso, foram aplicados questionários diagnósticos, inicial e final, que geraram os dados discutidos neste artigo. Concluiu-se que o uso da plataforma na prática docente colaborou com a melhoria da aprendizagem de Matemática, despertou a motivação e desenvolveu a autonomia dos estudantes. Os professores demonstraram indícios de mudança de paradigma, do ensino tradicional transmissivo para o ensino inovador. Após a reflexão sobre suas práticas anteriores e as mudanças ocorridas após a implementação da plataforma, reconheceram resultados positivos na sala de aula.

Palavras-chave


Aprendizagem de Matemática; Plataforma Khan Academy; Formação Continuada.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.57666

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br