O ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à Teoria dos Registros de Representação Semiótica

Fabrício Fernando Halberstadt, Leandra Anversa Fioreze

Resumo


Este trabalho apresenta alguns resultados do delineamento de uma pesquisa de mestrado a qual teve por principal objetivo estudar o processo de compreensão de conceitos e propriedades da Geometria Analítica do Ensino Médio com o uso do software GrafEq. Como aporte teórico adotou-se a Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval devido ao papel importante das representações na compreensão dos conceitos matemáticos. Com o intuito de propiciar a coordenação entre os registros de representação geométrico e algébrico da Geometria Analítica, as atividades que compõem a sequência didática foram planejadas com o uso do software GrafEq, permitindo que o aluno realizasse diversas experimentações envolvendo esses registros. Apresenta-se nesse trabalho uma análise sobre os resultados referentes a atividades elaboradas sobre os objetos reta e desigualdades e dinamizadas junto a turma de alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da cidade de Santa Maria/RS. Os resultados apontam para a consolidação do reconhecimento desses objetos nos seus diferentes registros de representação semiótica, condição prioritária para a sua compreensão.

Palavras-chave


Registros de Representação Semiótica, geometria analítica, reta, desigualdades, GrafEq.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.57665

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