REALIDADE AUMENTADA NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO DE UM JOGO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Felipe S. Panegalli Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Santa Maria - RS - Brasil
  • Diane C. Cagliari Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Santa Maria - RS - Brasil
  • Giliane Bernardi Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Santa Maria - RS - Brasil
  • Andre Z. Cordenonsi Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Santa Maria - RS - Brasil
  • Elena M. Mallmann Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Santa Maria - RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57649

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Jogo Educacional, Objeto de Aprendizagem.

Resumo

A educação vem sendo construída e reconstruída constantemente como uma tentativa de desenvolver novas formas de aprendizagem. Uma dessas tentativas é a Realidade Aumentada (RA) que tem se tornado amplamente utilizada para proporcionar a interação com o mundo virtual através do mundo real, ou seja, objetos ou informações virtuais sendo utilizados no mundo real. Uma vez que a utilização da RA torna-se viável, pode-se estimular e potencializar o aprendizado dos alunos visto que, além de ser atrativa, a tecnologia desperta a curiosidade dos estudantes mais jovens. Por essa razão, este estudo tem por objetivo discutir a utilização de realidade aumentada no desenvolvimento de jogos educacionais tridimensionais para o apoio ao ensino e aprendizagem de cores em Língua Inglesa através da Realidade Aumentada e como integrar o Vuforia SDK no Unity3D

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Publicado

2015-07-28

Como Citar

S. PANEGALLI, F.; C. CAGLIARI, D.; BERNARDI, G.; Z. CORDENONSI, A.; M. MALLMANN, E. REALIDADE AUMENTADA NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO DE UM JOGO DE LÍNGUA INGLESA. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57649. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57649. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Realidade Aumentada