Uso de mineração de textos no apoio à compreensão textual

Daniel Epstein, Eliseo Reategui

Resumo


Ler e escrever uma pequena frase já foi suficiente para que uma pessoa seja considerada alfabetizada. Atualmente, alfabetização é um processo mais complexo que simplesmente ser capaz de ler e escrever frases esparsas; também é importante entender o que está sendo lido e escrito, além de poder utilizar essa informação. Essa nova definição de alfabetização nem sempre é obtida através das abordagens tradicionais de ensino. A falta de letramento afeta não apenas o rendimento escolar dos alunos, mas também suas relações pessoais e profissionais. Neste trabalho é proposto o uso de um minerador de textos chamado Sobek como ferramenta de apoio à compreensão textual. O minerador identifica os conceitos mais relevantes de um texto, as relações entre esses conceitos e apresenta os resultados em uma visualização de grafo. Um estudo acerca da capacidade de extração de informaçõoes do Sobek é apresentado.

Palavras-chave


mineração de texto, visualização em grafo, compreensão textual, letramento

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.57647

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br