Uma ferramenta gráfica para suporte à atividade docente no Moodle

Felipe Dias Costa Zielinski, Marcelo Augusto Rauh Schmitt

Resumo


Este artigo tem como objetivo  apresentar uma ferramenta gráfica para suporte à atividade docente no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. São apresentadas as bases teóricas do trabalho, a metodologia   e as tecnologias  empregadas, bem como  os resultados obtidos. A partir dos estudos realizados, foi desenvolvido um plugin para o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. O módulo encontra-se operacional e está disponível para instalação no diretório de extensões desta ferramenta. A partir dele, e´ possível ao docente visualizar  de maneira ágil se determinado  aluno  está acessando os  conteúdos disponibilizados,  está participando   das atividades,  ou mesmo   se  está frequentando o ambiente. A apresentação gráfica  permite a rápida  identificação   de situações de risco e a intervenção  pedagógica através da comunicação com o discente.


Palavras-chave


Learning Analytics, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.57644

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br