CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE MEIO AMBIENTE, UTILIZANDO GEOTECNOLOGIAS

Álisson Passos Schleich, João Bernardes da Rocha Filho, Regis Alexandre Lahm

Resumo


A pesquisa descrita neste artigo foi realizada com estudantes do 6° e 7º anos do ensino fundamental, pertencentes ao Projeto Clube de Ciências (Bio Clube), de um colégio privado da cidade de Porto Alegre, RS. O objetivo da investigação foi compreender como o uso de geotecnologias influencia a construção de conhecimentos sobre o tema meio ambiente. As atividades desenvolvidas consistiram na visualização e interpretação de imagens orbitais obtidas via software Google Earth TM, oficina com aparelhos de GPS, confecção de cartazes, entre outras. Para a coleta de dados foram utilizados: questionários, diário de classe, produções textuais e entrevistas. Os dados foram submetidos à Análise Textual Discursiva, descrita por Moraes e Galiazzi (2007). Da análise emergiram três categorias: O meio ambiente como objeto de estudo; Construção de conhecimentos em um Clube de Ciências; Aplicação de novas tecnologias na educação. A investigação permitiu concluir que o uso das geotecnologias no ensino favorece a aprendizagem, motiva os alunos no processo de construção de saberes, e permite a construção e reconstrução dos conhecimentos.

Palavras-chave


Meio Ambiente. Geotecnologias. Google Earth TM.. Clube de Ciências.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.57638

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