Impacto da Inserção de Tecnologias Digitais na Formação Inicial de Professores de Matemática Egressos de uma Universidade Pública Federal

Autores

  • Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais PGIE/ UFRGS
  • Léa da Cruz Fagundes PGIE/ UFRGS
  • Laurete Zanol Sauer UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53560

Palavras-chave:

Formação de Professores de Matemática, Tecnologias Digitais, Aprendizagem de Matemática na Educação Básica.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa que está em desenvolvimento no doutoramento em Informática na Educação. Para tanto, foi realizada, em um primeiro momento, uma análise da disciplina Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Matemática, presente no Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática de uma Instituicão de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. A intenção foi compreender a influência das tecnologias na formação dos professores. Em continuacao, um grupo de egressos de tal curso de licenciatura participou da pesquisa, que consistiu na aplicação de um questionário com o objetivo de investigar de que modo estes profissionais fazem uso das tecnologias na prática docente. De maneira geral, as análises sinalizaram que as disciplinas voltadas ao uso pedagógico das tecnologias, em particular a disciplina de Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Matemática, foram muito importantes para a formação inicial dos professores, mas não se mostraram suficientes para o uso efetivo nas práticas em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

APARECIDA FONTANA NISXOTA MENEGAIS, D.; DA CRUZ FAGUNDES, L.; ZANOL SAUER, L. Impacto da Inserção de Tecnologias Digitais na Formação Inicial de Professores de Matemática Egressos de uma Universidade Pública Federal. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53560. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53560. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Formação docente para o uso de tecnologia