AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE TRADUÇÃO PORTUGUÊS-LIBRAS VISANDO O USO NO ENSINO DE CRIANÇAS SURDAS

Autores

  • João Paulo Colling UNIOESTE
  • Clodis Boscarioli UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53550

Palavras-chave:

Acessibilidade, Crianças Surdas e Tecnologias Assistivas.

Resumo

No processo pedagógico a utilização de materiais que complementem o trabalho  do  professor  e  favoreçam  o  aprendizado  do  aluno  é  fundamental.  As tecnologias têm inúmeras possibilidades de aplicações que podem e devem ser exploradas na educação em todos os níveis e para estudantes com diferentes necessidades, como no caso de crianças surdas. Este artigo aborda esta temática, avaliando a acessibilidade linguística em softwares educativos pela inserção de Libras, sua língua natural. Ao mesmo tempo, apresenta e discute as perspectivas desta inserção, ponderando e identificando os atributos necessários para realizar uma tradução efetivamente compreensiva para uma criança.

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Publicado

2014-12-28

Como Citar

PAULO COLLING, J.; BOSCARIOLI, C. AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE TRADUÇÃO PORTUGUÊS-LIBRAS VISANDO O USO NO ENSINO DE CRIANÇAS SURDAS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53550. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53550. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação especial