Minerando dados sobre o desempenho de alunos de cursos de educação permanente em modalidade EAD: Um estudo de caso sobre evasão escolar na UNA-SUS

Autores

  • Susane Santos da Costa UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Silvio Cazella UFCSPA – Universidade Federal Ciência e Saúde Porto Alegre
  • Sandro José Rigo UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53539

Palavras-chave:

Mineração de Dados Educacionais, Educação a Distância, Evasão.

Resumo

Um dos problemas que as universidades brasileiras vêm enfrentando é ocrescente  número  da  evasão  escolar.  Pesquisas  foram  realizadas  sobre  este assunto afim de identificar padrões que expliquem este comportamento  visando contribuircomo uma forma de minimizar o impacto da evasão escolar. Este artigo apresentauma  pesquisa  onde  se  buscou,  através  da  aplicação  do  processo  de Descoberta deConhecimento em Bases de Dados, explicitar padrões de evasão nos cursos deeducação permanente em modalidade EAD para profissionais da saúde, promovidospela  Universidade  Aberta  do  SUS  (UNA-SUS).  Os  dados  foram analisados  aplicandoa  tarefa  de regras  de  classificação  utilizando  a técnica  de árvores  de  decisão  e  comoresultado  obteve-se,  um  modelo  preditivo  de  fácil entendimento com 97,6% de acertona classificação do conjunto de treinamento.

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Publicado

2014-12-28

Como Citar

SANTOS DA COSTA, S.; CAZELLA, S.; JOSÉ RIGO, S. Minerando dados sobre o desempenho de alunos de cursos de educação permanente em modalidade EAD: Um estudo de caso sobre evasão escolar na UNA-SUS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53539. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53539. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação