Integração de diferentes mídias digitais no ensino de Geometria: uma experiência com o oitavo ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Eliane Teixeira Vargas IM/PPGEMAT/UFRGS
  • Márcia Rodrigues Notare IM/PPGEMAT/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53535

Palavras-chave:

Geometria, mídias digitais, website, geometria dinâmica

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta de ensino de conceitos de Geometria integrando diferentes

mídias digitais e recursos didáticos. O objetivo central do trabalho foi desenvolver uma proposta que integrasse diferentes mídias digitais no ensino de ângulos, retas paralelas, triângulos, soma dos ângulos internos, bissecção e trissecção de ângulos, além de disponibilizar um website composto por uma sequência didática envolvendo definições, resoluções de problemas, vídeos, glossário de termos e atividades a serem desenvolvidas com materiais manipulativos e com o software GeoGebra. Para analisar a proposta e o avanço dos alunos, utilizou-se como referenciais teóricos Vergnaud (1993) e Gravina (1996, 2001).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

TEIXEIRA VARGAS, E.; RODRIGUES NOTARE, M. Integração de diferentes mídias digitais no ensino de Geometria: uma experiência com o oitavo ano do Ensino Fundamental. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53535. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53535. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação