Um Jogo Educativo na Web no Contexto do Ensino Fundamental

Carlos Alberto C. Lessa Filho, Arturo Hernandez Domínguez, Fábio Paraguaçu D. da Costa, Patrícia Virgínia Torres Albuquerque Oliveira

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar o Sim Investigador, um jogo que busca motivar o estudante através do lúdico com a construção e resolução de casos (histórias) envolvendo o conteúdo de uma disciplina, e desenvolvido para estudantes do ensino fundamental e médio. No Sim Investigador o estudante receberá o papel de um investigador no qual deverá solucionar casos utilizando seus conhecimentos aprendidos na escola ou colégio, como também poderá construir suas próprias histórias no contexto de um conteúdo programático proposto por um professor, se aprofundando no conteúdo estudado. Um estudo de caso foi realizado com 49 estudantes de três escolas. Os resultados obtidos no estudo de caso mostra que 69,38% dos estudantes informaram se sentir ainda mais motivados ao estudo com o uso do jogo Sim Investigador.


Palavras-chave


jogos educativos digitais, educação a distância, motivação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.53505

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br