O uso do Geogebra como ferramenta para a construção de conceitos matemáticos: um primeiro estudo envolvendo Cadeias de Markov

Rodrigo Sychocki da Silva, Dante Augusto Couto Barone, Marcus Vinicius de Azevedo Basso

Resumo


Esse trabalho apresenta os resultados de uma sequência de atividades
realizada com alunos de graduação em matemática e também com professores de
matemática da região de Passo Fundo (RS). Através de uma metodologia de trabalho
fundamentada na Engenharia Didática, a exploração de uma situação-problema inicial
envolvendo Cadeias de Markov1, conduziria os participantes em um processo de
elaboração e verificação de hipóteses matemáticas. A análise das produções ocorre à
luz da teoria da abstração reflexionante proposta por Piaget, onde através de passos
sucessivos os sujeitos elaboram, constroem e reconstroem conceitos de matemática
durante a sequência de atividades. A utilização do objeto virtual apontou que a
construção dos conceitos ocorre de forma gradual e é potencializada com o uso da
tecnologia.

Palavras-chave


Abstração reflexionante, engenharia didática, modelagem matemática, tecnologia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.50357

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br