Proposta de um Arcabouço Metodológico para a Autoria de Conteúdo em Ambientes Imersivos de Ensino

Leander de Oliveira, Danúbia Bueno Espíndola, Regina Barwaldt, Marilia Abrahão Amaral, Silvia Silva da Costa Botelho

Resumo


O presente artigo tem como objetivo a busca de métodos que facilitem e difundam o uso de ambientes imersivos através da convergência de três conceitos: mundos virtuais tridimensionais, imersão e a representação do aluno por meio de um avatar digital. O levantamento acerca do ferramental utilizado na autoria de conteúdos para ambientes imersivos de ensino levaram ao reconhecimento das etapas para a criação destes ambientes e culminaram na proposta de um arcabouço metodológico de caráter genérico para a autoria. Esta proposta foi aplicada a um desenvolvimento experimental como forma de reconhecimento de suas possibilidades e abrangência.

Palavras-chave


Ambientes Imersivos de Ensino, Arcabouço Metodológico, Autoria

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.50354

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br