Convalidando Instrumento de Avaliação da Qualidade da Modalidade a Distância por meio da Teoria Sistêmica e das Disciplinas Semipresenciais

Autores

  • Júlio C. G. Bertolin ppgEdu/UPF
  • Ana Carolina Bertoletti De Marchi ppgCA/ppgEH/UPF

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.50342

Palavras-chave:

Educação a distância. Semipresencialidade. Avaliação da qualidade da EaD. Indicadores de qualidade da EaD.

Resumo

No interstício das modalidades a distância e presencial está a semipresencialidade que geralmente desenvolve momentos a distância num contexto preponderante de aulas presenciais, fazendo com que a avaliação da qualidade da EaD encontre nas disciplinas semipresenciais um contexto privilegiado para o desenvolvimento de comparações com a modalidade presencial. Nesse contexto, este artigo valida um instrumento de avaliação de disciplinas semipresenciais fundamentado em indicadores sistêmicos, com vistas a contribuir com o desenvolvimento da avaliação e dos indicadores de qualidade da EaD. O aspecto metodológico utilizado foi baseado na Teoria Geral dos Sistemas através do cotejamento entre os indicadores de resultado e os aspectos de entrada e processo das disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

C. G. BERTOLIN, J.; CAROLINA BERTOLETTI DE MARCHI, A. Convalidando Instrumento de Avaliação da Qualidade da Modalidade a Distância por meio da Teoria Sistêmica e das Disciplinas Semipresenciais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.50342. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50342. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos