Qualidade de Softwares Educacionais Baseados na Web (Semântica): Um Mapeamento Sistemático

Aparecida M. Zem-Lopes, Laís Z. Pedro, Seiji Isotani

Resumo


Softwares educacionais web têm evoluído nos últimos anos, impulsionados pelos avanços das TIC e pela popularização das tecnologias da Web Semântica. Contudo, até o momento são poucas as pesquisas realizadas com o objetivo de desenvolver métodos, técnicas e ferramentas que permitam avaliar a qualidade de softwares educacionais baseados em Web Semântica (SEWS), acompanhando o aumento da demanda e oferta de tais produtos. Assim, o objetivo deste trabalho foi conduzir um Mapeamento Sistemático com o propósito de identificar as pesquisas existentes para avaliação da qualidade de softwares educacionais web. A busca por artigos foi realizada em bases na área de Computação e Educação, sendo 603 artigos selecionados inicialmente. Após leitura e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos restaram 78 artigos, lidos integralmente. Os resultados das análises realizadas fornecem um panorama geral sobre os métodos utilizados para avaliação de qualidade dos softwares educacionais web e destacam a precariedade e necessidade de estabelecer fatores e critérios para avaliar a qualidade de SEWS.

Palavras-chave


softwares educacionais, web semântica, avaliação de qualidade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.50335

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br