Promovendo o protagonismo juvenil por meio de blogs e outras redes sociais no Ensino de Biologia

Lucy Mirian Campos Tavares Nascimento, Lenise Aparecida Martins Garcia

Resumo


Este artigo objetiva verificar se a produção, divulgação e uso de um blog de Biologia, feito por alunos do ensino médio de uma escola pública, contribui para o seu envolvimento e protagonismo, bem como discutir os fatores que colaboram ou restringem esses processos. Trata-se de parte da pesquisa de mestrado realizada sobre o uso de blogs e outras redes sociais: o aluno como produtor e divulgador. Nesse estudo pautamo-nos pelo estudo de caso, quanti-qualitativo, que usou três questionários mistos, entrevistas com grupo focal e comentários postados. Os dados tratados estatisticamente e por análise de conteúdo geraram as categorias: protagonismo, interatividade e concepção dos alunos sobre o blog. Constatou-se que o projeto proporcionou maior envolvimento e interação entre os alunos nativos digitais e a professora imigrante digital, colaborando para que o projeto se efetivasse, desencadeando nos alunos, maior interesse pelo ensino de Biologia e ações protagonistas diante dos desafios impostos.

Palavras-chave


blog, redes sociais, protagonismo, interação, nativo digital.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.50279

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br