Ontologia como Representação do Conhecimento: aplicação no curso de Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na Web

Autores

  • Andreza Regina Lopes da Silva Universidade Federal de Santa Catarina/Pós- graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
  • Michele Andréia Borges
  • Maria Cristina Pfeiffer Fernandes Centro de Ciências e Ensino Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
  • Viviane Sartori Universidade Federal de Santa Catarina /Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
  • Fernando José Spanhol Universidade Federal de Santa Catarina /Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.50274

Palavras-chave:

Educação a Distância. Ontologias. Cursos on-line. Conhecimento.

Resumo

Programas de educação a distância, disponibilizados em ambientes virtuais de aprendizagem, possuem um espaço de criação e compartilhamento de conhecimentos, que precisam ser devidamente gerenciados para possibilitar seu reuso. A ontologia apresenta-se como um recurso que proporciona a explicitação do conhecimento consensual e compartilhado, numa linguagem formal, de um dado domínio. Nesta pesquisa, tem-se por objetivo, apresentar uma ontologia para armazenamento estruturado da informação e do conhecimento produzido num curso, na modalidade a distância. Um resultado importante, alcançado, foi a constatação de que a representação do conhecimento, através de ontologias, é um recurso potencial para apoio à tomada de decisão da equipe gestora, num ambiente virtual de aprendizagem, que oferece cursos on-line.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Andréia Borges

Universidade Federal de Santa Catarina/Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

REGINA LOPES DA SILVA, A.; ANDRÉIA BORGES, M.; CRISTINA PFEIFFER FERNANDES, M.; SARTORI, V.; JOSÉ SPANHOL, F. Ontologia como Representação do Conhecimento: aplicação no curso de Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na Web. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.50274. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50274. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos