RECOMENDAÇÃO PERSONALIZADA DE CONTEÚDO PARA SUPORTE À APRENDIZAGEM INFORMAL NO CONTEXTO DA SAÚDE

Autores

  • Alisson Alan Lima da Costa Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – PPGCC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Francisco Milton Mendes Neto Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – PPGCC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Enio Lopes Sombra Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – PPGCC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Jonathan Darlan Cunegundes Moreira Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – PPGCC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Antonio Farias Alves Sales Núcleo de Tecnologia em Engenharia de Software - NTES, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.49840

Palavras-chave:

sistema de recomendação personalizada, aprendizagem informal, saúde 2.0, algoritmo genético.

Resumo

Pessoas com doenças crônicas sofrem com limitações impostas por sua condição de saúde e aprender mais sobre a doença ajuda na melhoria de sua qualidade de vida. O uso em massa dos dispositivos móveis e o advento das ferramentas da web 2.0 contribuíram para o surgimento do conceito de saúde 2.0, que disponibiliza meios de promover a aprendizagem informal através da recomendação personalizada de conteúdo aos usuários, indicando conteúdos relevantes relacionados à sua condição de saúde. Desta forma, conhecendo-se o perfil do usuário e aplicando mecanismos de recomendação de conteúdo com o uso de algoritmo genético, é possível, saber a semelhança entre usuários e conteúdos e recomendar conteúdos de seu interesse. Diante disso, este artigo propõe um sistema de recomendação personalizada de conteúdos, como parte do modelo MobiLEHealth, para prover a aprendizagem informal no contexto da saúde, apoiando pessoas com doenças crônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

ALAN LIMA DA COSTA, A.; MILTON MENDES NETO, F.; LOPES SOMBRA, E.; DARLAN CUNEGUNDES MOREIRA, J.; ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM, R.; FARIAS ALVES SALES, A. RECOMENDAÇÃO PERSONALIZADA DE CONTEÚDO PARA SUPORTE À APRENDIZAGEM INFORMAL NO CONTEXTO DA SAÚDE. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.49840. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49840. Acesso em: 23 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos