CYBERCIEGE: UMA ABORDAGEM DE JOGOS SÉRIOS NA EDUCAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES

Fabrício Herpich, Rafaela Ribeiro Jardim, Ricardo Frohlich da Silva, Gleizer Bierhalz Voss, Felipe Becker Nunes, Roseclea Duarte Medina

Resumo


Os jogos sérios vêm se destacando como ferramentas de grande potencial para a educação, pois oferecem aos estudantes a possibilidade de exercitar seus conhecimentos em cenários virtuais, permitindo maior interatividade, tentativas e erros, respeitando o tempo cognitivo do educando e enfatizando a aplicação prática de seu aprendizado. Além de serem alternativas para simulação de ambientes reais, que em sua essência são críticos ou caros. Este artigo apresenta a aplicação do jogo sério CyberCIEGE diante de uma turma de Segurança para RC. Ao mesmo tempo, discute possíveis melhorias no Design Instrucional da disciplina de acordo com os pareceres dos estudantes.

Palavras-chave


jogos sérios, redes de computadores, CyberCIEGE

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.49817

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br