Tutoria Virtual Baseada em Sistemas Multiagente

Romero Gomes da Silva, Marcelo Batista de Souza, Márcio André Andrade Silva, Márcio Aurélio dos Santos Alencar

Resumo


Com a disseminação da Educação a Distância no Brasil, as oportunidades de acesso ao conhecimento foram ampliadas. Aspectos da vida humana estão sendo copiados para sistemas computacionais inteligentes, e utilizados em processos de ensino-aprendizagem. O artigo apresenta os sistemas Alert@me e MAIN, baseados em tecnologia multiagente. Ambos são uma alternativa para auxiliar o trabalho da tutoria humana enviando mensagens de texto e e-mail de forma autônoma. A abordagem estimula usuários de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, através de notificações, para que interajam e realizem atividades propostas pelo professor. Os sistemas estão na terceira fase de testes e os resultados são promissores.

Palavras-chave


Sistemas Multiagente, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Educação a Distância.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.44713

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br