Realidade Aumentada Aplicada ao Ensino e Aprendizagem do Campo Magnético de um Ímã em Forma de Ferradura

Adriana Azeredo de Souza Ribeiro, Adriana Barreto de Oliveira Siqueira, Suzana da Hora Macedo

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de ensino e aprendizagem de campo magnético apoiada por objetos de aprendizagem desenvolvidos em ambiente de Realidade Aumentada. Para isso, foi realizado um experimento com um ímã em forma de ferradura, onde foi visualizada a simulação da representação das linhas de campo magnético uniforme em três dimensões usando Realidade Aumentada. Participaram nestes experimentos os alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do Estado. Nos resultados obtidos, através de questionários, verificou-se que os alunos conseguiram visualizar as linhas de campo magnético e obter uma melhor compreensão do conceito físico estudado. Sendo assim, este estudo contribuiu para uma Aprendizagem Significativa e consequentemente, para a melhoria do ensino de Física, trazendo subsídios tanto para professores quanto para alunos.

Palavras-chave


Realidade Aumentada. Ímã em forma de ferradura. Campo magnético. Aprendizagem Significativa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.44712

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br