Papel de Tutores em Cursos Desenvolvidos na Modalidade de EAD

Autores

  • Mário César Carvalho Fac. de Castanhal-PA
  • Luis Roque Klering PPGA/EA/UFRGS
  • Christine da Silva Schröeder PPGDR//UNISC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44710

Palavras-chave:

competências, educação a distância, tutor.

Resumo

O artigo tem por objetivo identificar e caracterizar o papel de tutores em cursos de Educação a Distância (EAD) mediados pela internet, enfocando o caso de um curso de graduação em Administração, modalidade a distância, desenvolvido numa Escola de Administração de uma Universidade Federal do sul do Brasil (ESCOLA/UFSB), durante o período de 2006 a 2011. A motivação para a realização deste estudo surgiu das dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino superior em capacitar profissionais para atuar como tutores em cursos on-line, segundo agenda e regras de atuação previamente conhecidas e definidas. Neste contexto, a pesquisa parte de um referencial teórico sustentado pela EAD, sobre o papel de tutores em cursos desenvolvidos na modalidade de EAD. Foram entrevistados 23 atores do curso objeto da pesquisa, bem como analisados documentos do curso. O estudo conclui que os tutores são os protagonistas no atendimento aos alunos, assumindo, de fato, um papel de professores-administradores perante suas turmas. Deparam-se com situações complexas
– eventos – em que precisam tomar decisões acertadas, mobilizando e combinando os recursos (pessoais, de conhecimentos ou de habilidades) adequados a cada circunstância do processo de ensino a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

CÉSAR CARVALHO, M.; ROQUE KLERING, L.; DA SILVA SCHRÖEDER, C. Papel de Tutores em Cursos Desenvolvidos na Modalidade de EAD. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44710. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44710. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos