Projeto UCA-Assistiva: mapeamento e avaliação de ferramentas assistivas nos laptops educacionais do PROUCA

Autores

  • Ana Grasielle Dionísio Corrêa Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica (LSI-EP) Universidade de São Paulo (USP)
  • Patrícia Araújo de Oliveira Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica (LSI-EP) Universidade de São Paulo (USP)
  • Gilda Aparecida de Assis Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica (LSI-EP) Universidade de São Paulo (USP)
  • Irene Karaguilla Ficheman Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica (LSI-EP) Universidade de São Paulo (USP)
  • Marilena do Nascimento Colmeia Espaço Terapêutico de Medicina Integrada
  • Shirley Takeco Gobara Departamento de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Elda Gomes Araújo Colegiado de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Roseli de Deus Lopes

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44706

Palavras-chave:

tecnologias assistivas, pessoas com deficiência, projeto UCA.

Resumo

Este artigo apresenta resultados do mapeamento e avaliação de ferramentas assistivas nos laptops educacionais do projeto UCA. Como resultado pôde-se obter as vantagens e desvantagens da utilização de uma série de ferramentas de acessibilidade segundo critérios de um especialista em Tecnologia Assistiva. Para isso, foi realizado um mapeamento de diversas ferramentas que foram elencadas por especialistas em acessibilidade, as mais votadas foram selecionadas e testadas no laptop Classmate PC para verificar sua viabilidade de utilização.

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Publicado

2013-12-28

Como Citar

GRASIELLE DIONÍSIO CORRÊA, A.; ARAÚJO DE OLIVEIRA, P.; APARECIDA DE ASSIS, G.; KARAGUILLA FICHEMAN, I.; DO NASCIMENTO, M.; TAKECO GOBARA, S.; GOMES ARAÚJO, E.; DE DEUS LOPES, R. Projeto UCA-Assistiva: mapeamento e avaliação de ferramentas assistivas nos laptops educacionais do PROUCA. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44706. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44706. Acesso em: 21 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos