Projeto UCA-Assistiva: mapeamento e avaliação de ferramentas assistivas nos laptops educacionais do PROUCA

Ana Grasielle Dionísio Corrêa, Patrícia Araújo de Oliveira, Gilda Aparecida de Assis, Irene Karaguilla Ficheman, Marilena do Nascimento, Shirley Takeco Gobara, Elda Gomes Araújo, Roseli de Deus Lopes

Resumo


Este artigo apresenta resultados do mapeamento e avaliação de ferramentas assistivas nos laptops educacionais do projeto UCA. Como resultado pôde-se obter as vantagens e desvantagens da utilização de uma série de ferramentas de acessibilidade segundo critérios de um especialista em Tecnologia Assistiva. Para isso, foi realizado um mapeamento de diversas ferramentas que foram elencadas por especialistas em acessibilidade, as mais votadas foram selecionadas e testadas no laptop Classmate PC para verificar sua viabilidade de utilização.

Palavras-chave


tecnologias assistivas, pessoas com deficiência, projeto UCA.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.44706

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br