Um Sistema para Classificação de Objetos de Aprendizagem MCS - Multimodality Classification System

Autores

  • Alberto Bastos do Canto Filho PPGIE - UFRGS
  • Thaísa Jacintho Müller PPGIE - UFRGS – PUCRS
  • Érico M. H. Amaral PPGIE - UFRGS –UNIPAMPA
  • José Valdeni de Lima PPGIE - UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44476

Palavras-chave:

multimodalidade, objetos de aprendizagem, classificação

Resumo

Este artigo apresenta o extrato de uma pesquisa que resultou no aplicativo denominado MCS - Multimodality Classification System, implementado com o intuito de auxiliar professores na busca e seleção de materiais a serem utilizados com seus alunos, considerando seus objetivos educacionais. Tal sistema tem a finalidade de classificar os níveis de multimodalidade presentes em partes ou como um todo em objetos de aprendizagem. O método aplicado pelo software leva o usuário a identificar o OA por meio de categorias preestabelecidas, algumas das quais ineficazes para o aprendizado e outras que apontam para um apoio efetivo na construção do conhecimento. Nesta etapa da pesquisa, o MCS foi testado em cinco objetos de aprendizagem, mostrando sua eficácia e possível aplicabilidade com professores (ou mesmo alunos) em geral.

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Publicado

2013-12-28

Como Citar

BASTOS DO CANTO FILHO, A.; JACINTHO MÜLLER, T.; M. H. AMARAL, Érico; VALDENI DE LIMA, J.; MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO, L. Um Sistema para Classificação de Objetos de Aprendizagem MCS - Multimodality Classification System. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44476. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44476. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos