Um Sistema para Classificação de Objetos de Aprendizagem MCS - Multimodality Classification System

Alberto Bastos do Canto Filho, Thaísa Jacintho Müller, Érico M. H. Amaral, José Valdeni de Lima, Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Resumo


Este artigo apresenta o extrato de uma pesquisa que resultou no aplicativo denominado MCS - Multimodality Classification System, implementado com o intuito de auxiliar professores na busca e seleção de materiais a serem utilizados com seus alunos, considerando seus objetivos educacionais. Tal sistema tem a finalidade de classificar os níveis de multimodalidade presentes em partes ou como um todo em objetos de aprendizagem. O método aplicado pelo software leva o usuário a identificar o OA por meio de categorias preestabelecidas, algumas das quais ineficazes para o aprendizado e outras que apontam para um apoio efetivo na construção do conhecimento. Nesta etapa da pesquisa, o MCS foi testado em cinco objetos de aprendizagem, mostrando sua eficácia e possível aplicabilidade com professores (ou mesmo alunos) em geral.

Palavras-chave


multimodalidade, objetos de aprendizagem, classificação

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.44476

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