Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual

Natércia Ricardina Langa, Eliseo Reategui, Belissar Mormelo, Edcleia A. Basso

Resumo


O artigo apresenta um estudo sobre o uso de uma tecnologia de mineração textual como elemento disparador na construção de narrativas para apoio ao letramento. As narrativas são uma das primeiras formas com a qual os jovens têm contato para ordenação de experiências, seja no relato de acontecimentos reais ou fictícios. São apresentados no trabalho os resultados de um estudo realizado com alunos de uma escola de ensino fundamental, aplicando-se uma ferramenta de mineração textual capaz de extrair conceitos relevantes de um texto e apresentá-los em forma de uma rede de conceitos ilustrados por imagens. Os resultados do estudo demonstraram que o uso da ferramenta, aliada à metodologia de produção de narrativas, auxiliou os alunos a focar sua escrita num assunto específico e relacioná-lo a suas experiências de vida.

Palavras-chave


letramento, narrativa, mineração textual

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.44475

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br