Construção de Objetos de Aprendizagem a partir de um software de Geometria Dinâmica: uma proposta de capacitação para professores de Matemática

Bárbara Gorziza Ávila, Thaísa Jacintho Müller, Liane Margarida Rockenbach Tarouco, José Valdeni de Lima

Resumo


Este artigo apresenta o relato de uma experiência realizada com professores e futuros professores de Matemática com objetivo de promover uma capacitação para o uso de recursos tecnológicos em sala de aula, mais especificamente construção de Objetos de Aprendizagem utilizando o software GeoGebra. Ancorada nas ideias da Aprendizagem Complexa e nos conceitos e estudos já existentes sobre produção e utilização de Objetos de Aprendizagem, tal proposta realizou-se em forma de curso de extensão, na modalidade semipresencial, em que os participantes tiveram contato com a ferramenta e apresentaram produções concretas a serem utilizadas com seus alunos, o que certamente virá a contribuir na promoção da aprendizagem matemática destes estudantes.

Palavras-chave


aprendizagem complexa, GeoGebra, objetos de aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.44422

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br