Um objeto de aprendizagem com ênfase no planejamento para o Moodle

Thiago Reis da Silva, Rommel Wladimir de Lima, Carla Katarina de Monteiro Marques, Roberto Douglas da Costa, Marcos Vinicius de Andrade Lima, Karl Hansimuller Alelaf Ferreira

Resumo


A crescente expansão do uso de computadores nas escolas, nos mais diversos níveis escolares, vem incentivado professores e educadores a utilizar as novas tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem, como, por exemplo, os Objetos de Aprendizagem. Portanto, este artigo tem como objetivo apresentar o Objeto de Aprendizagem – Mapa de Conteúdo, desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE e centrado no processo de ensino-aprendizagem, utilizando o padrão SCORM, com base em ferramentas situadas no processo de ensino- aprendizagem e fundamentadas em teorias pedagógicas consolidadas. Para isso, as ferramentas pedagógicas: Mapa de Conteúdos e Mapa de Dependências, cujo desenvolvimento é uma metodologia de planejamento para disciplinas, são pensadas como modelos para Objetos de Aprendizagem.

Palavras-chave


Objetos de Aprendizagem, SCORM, Ensino-aprendizagem, MOODLE, Planejamento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.44421

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br