As tecnologias e sua utilização desvinculada da prática pedagógica na educação infantil

Autores

  • Luciane da Silva Ferraz Curso de Especialização em Mídias na Educação – Centro de Educação a Distância (CEAD) – Universidade Federal de Pelotas – UFPel
  • Julio Cesar Bresolin Marinho Curso de Especialização em Mídias na Educação – Centro de Educação a Distância (CEAD) – Universidade Federal de Pelotas – UFPel

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44365

Palavras-chave:

Educação Infantil, tecnologias na educação, prática pedagógica

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada com professores de uma escola de
Educação Infantil de Charqueadas, RS. O objetivo consistiu em investigar as questões que impedem e/ou dificultam a inclusão das tecnologias na prática pedagógica dos professores e, pontuar ações para fomentar a exploração desses recursos. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, na qual foram entrevistados professores, equipe diretiva e o instrutor do laboratório de informática. Evidenciamos que os professores utilizam as tecnologias de forma limitada, sem conseguir explorar as ferramentas disponíveis a favor do desenvolvimento crítico e cognitivo dos alunos. Estes, também, não planejam as atividades realizadas no laboratório de informática.

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Publicado

2013-12-28

Como Citar

DA SILVA FERRAZ, L.; CESAR BRESOLIN MARINHO, J. As tecnologias e sua utilização desvinculada da prática pedagógica na educação infantil. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44365. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44365. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos