MUDANÇA DE CONCEPÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DE ESTUDANTES DO PROJETO PEAD

Celi Lutz, Rosane Aragón

Resumo


o presente artigo apresenta uma investigação sobre as expectativas de um grupo de professoras-alunas do Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância (PEAD/UFRGS), levantando as suas ideias iniciais sobre a Educação a Distância (EAD) e, mais especificamente, sobre o PEAD e como essas foram se transformando no decorrer do mesmo. O estudo foi realizado a partir de uma amostra de 20% das alunas de um dos polos do curso. A coleta de dados foi realizada a partir de leituras de registros textuais, além de entrevistas presenciais para complementação dos dados. O tratamento dos dados enfocou: (1) as concepções das professoras-alunas relativas a EAD e as suas expectativas em relação ao curso no seu início; (2) as concepções atuais e as possíveis mudanças das expectativas iniciais ao longo do curso. O estudo evidenciou que as professoras-alunas participantes da pesquisa tiveram as suas expectativas superadas positivamente. Os resultados da pesquisa apontaram para o fato de que as professoras-alunas, gradualmente, tomaram consciência do curso e consideraram que o PEAD efetivou o modelo de aprendizagem em rede na perspectiva de superar as fragmentações e dicotomias entre o projeto pedagógico e as práticas realizadas.

Palavras-chave


Formação de professores, Educação a Distância, Projeto Pedagógico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.43654

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br