Cooperação e fomento do conhecimento: estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem

Vanice dos Santos, Rosane Aragon

Resumo


Apresentamos um estudo sobre as possibilidades da cooperação entre tutor e aluno, em um Curso de Graduação em Pedagogia, investigando se a cooperação incita para o conhecimento. Elencamos os princípios norteadores do Curso e as relações deste com a epistemologia genética piagetiana, sobretudo com os conceitos de aprendizagem e cooperação, tendo em vista o desenvolvimento da construção do conhecimento. Elegemos investigar a interação entre tutor e aluno em determinado ambiente digital de aprendizagem tanto pelas especificidades do ambiente quanto pela ocorrência da mediação pedagógica. Tendo como objetivo verificar as possibilidades da cooperação para o fomento do conhecimento, ao final deste estudo evidenciamos indícios de modos de cooperação entre tutor e aluno escritos nos comentários do webfólio educacional.

Palavras-chave


ambientes digitais de aprendizagem, tutor e aluno, aprendizagem, cooperação, conhecimento.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.43649

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