A Filosofia da Educação na virtualidade da ação e expressão humana

Elaine Conte, Vanice dos Santos

Resumo


As transformações tecnológicas dinamizam as esferas da vida humana em diálogo com o mundo, por isso abordamos, neste artigo, os desafios da utilização crítica das novas tecnologias em ações educativas, num esforço de reflexão filosófica na modalidade a distância. O ensaio trata da construção da interdisciplina de Filosofia da Educação sob o olhar dos professores, como uma aprendizagem desenvolvida na participação colaborativa, em que ideias e atos têm fragmentos de encontro na conversação e recriação de conhecimentos, criando a cultura da troca efetiva de experiências no tempo e no espaço. O grande diferencial, em termos de desafios interativos e comunicativos ao professor contemporâneo, é evidenciado pelo potencial ativo, mobilizador e descentrado da linguagem virtual.

Palavras-chave


educação a distância, filosofia, espaço virtual de aprendizagem, interação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.43647

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br