A Filosofia da Educação na virtualidade da ação e expressão humana

Autores

  • Elaine Conte UFRGS
  • Vanice dos Santos UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.43647

Palavras-chave:

educação a distância, filosofia, espaço virtual de aprendizagem, interação.

Resumo

As transformações tecnológicas dinamizam as esferas da vida humana em diálogo com o mundo, por isso abordamos, neste artigo, os desafios da utilização crítica das novas tecnologias em ações educativas, num esforço de reflexão filosófica na modalidade a distância. O ensaio trata da construção da interdisciplina de Filosofia da Educação sob o olhar dos professores, como uma aprendizagem desenvolvida na participação colaborativa, em que ideias e atos têm fragmentos de encontro na conversação e recriação de conhecimentos, criando a cultura da troca efetiva de experiências no tempo e no espaço. O grande diferencial, em termos de desafios interativos e comunicativos ao professor contemporâneo, é evidenciado pelo potencial ativo, mobilizador e descentrado da linguagem virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-14

Como Citar

CONTE, E.; DOS SANTOS, V. A Filosofia da Educação na virtualidade da ação e expressão humana. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.43647. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/43647. Acesso em: 18 abr. 2024.