PRESENÇA DO PENSAMENTO COMPLEXO EM PROJETO DE EaD INTER ORGANIZACIONAL: O CASO PAI/UFSC

Aline Pereira Soares, Marina Keiko Nakayama, lui Roque Klering, Ricardo Silveira Azambuja

Resumo


O artigo apresenta um estudo de caso enfocando a análise da gestão do Projeto Aluno Integrado (PAI), promovido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), no período de 2010 e 2011, na modalidade de EaD, com o objetivo de fomentar o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas redes públicas de educação básica do Brasil. Um dos objetivos do estudo foi analisar que paradigmas teóricos nortearam a gestão do conhecimento em situação de conflito organizacional no curso PAI, nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, que estiveram sob a coordenação da Universidade Federal de Santa Catarina. Para compreender e analisar o caso, recorreu-se principalmente ao paradigma da complexidade, proposto por Stacey (2006) e Axelrod e Cohen (2000). A metodologia utilizada foi o estudo de caso do tipo exploratório e descritivo; levantamento de dados via documentos e entrevistas; e análise de dados com base na metodologia da Ground Theory (GT). Os resultados das análises apontaram que o paradigma interpretativista é que predomina no curso, tendo-se constatado poucos sinais de presença do pensamento complexo

Palavras-chave


Educação a Distância. Sistemas Adaptativos Complexos. Grouded-Theory. GT.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.41708

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