GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROJETO DE EaD: O CASO PAI/UFSC

Autores

  • Aline Pereira Soares EGC/UFSC
  • Marina Keiko Nakayama EGC/UFSC
  • Luis Roque Klering EGC/UFSC e EA/UFRGS
  • Ricardo Silveira Azambuja INE/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41706

Palavras-chave:

Educação a Distância. Gestão do Conhecimento. Grounded-Theory. GT.

Resumo

O artigo apresenta um estudo de caso sobre o modo como ocorreu a gestão do conhecimento na parte coordenada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abrangendo alunos dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, do Projeto Aluno Integrado (PAI), promovido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), no período de 2010 e 2011, na modalidade de EaD. Para analisar e compreender o caso, recorreu-se ao modelo das 5 fases do processo de criação de conhecimento proposto por Nonaka e Takeuchi (1997). A metodologia utilizada foi o estudo de caso do tipo exploratório e descritivo; levantamento de dados via documentos e entrevistas; e análise de dados com base na metodologia da Ground Theory (GT). Os resultados das análises apontaram a fase da socialização como etapa mais deficitária; e sugerem acrescentar a condição capacitora de conhecimento infraestrutura tecnológica, ao modelo proposto pelos autores.

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Publicado

2013-07-30

Como Citar

SOARES, A. P.; NAKAYAMA, M. K.; KLERING, L. R.; AZAMBUJA, R. S. GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROJETO DE EaD: O CASO PAI/UFSC. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41706. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41706. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos