GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROJETO DE EaD: O CASO PAI/UFSC

Aline Pereira Soares, Marina Keiko Nakayama, Luis Roque Klering, Ricardo Silveira Azambuja

Resumo


O artigo apresenta um estudo de caso sobre o modo como ocorreu a gestão do conhecimento na parte coordenada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abrangendo alunos dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, do Projeto Aluno Integrado (PAI), promovido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), no período de 2010 e 2011, na modalidade de EaD. Para analisar e compreender o caso, recorreu-se ao modelo das 5 fases do processo de criação de conhecimento proposto por Nonaka e Takeuchi (1997). A metodologia utilizada foi o estudo de caso do tipo exploratório e descritivo; levantamento de dados via documentos e entrevistas; e análise de dados com base na metodologia da Ground Theory (GT). Os resultados das análises apontaram a fase da socialização como etapa mais deficitária; e sugerem acrescentar a condição capacitora de conhecimento infraestrutura tecnológica, ao modelo proposto pelos autores.

Palavras-chave


Educação a Distância. Gestão do Conhecimento. Grounded-Theory. GT.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.41706

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