A CONSTRUÇÃO DO BLOG COMO PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Mariangela Lenz Ziede PPGEDU/UFRGS
  • Simone Bicca Charczuk UNISINOS
  • Alexandre Araujo PPGEDU /UFRGS
  • Rosane Aragon PPGEDU /UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41679

Palavras-chave:

abstração reflexionante, portfólio de aprendizagem, blog, educação a distância

Resumo

Este artigo tem como objetivo o estudo do processo de construção da compreensão do Blog como Portfólio de Aprendizagem, por meio da análise desta ferramenta, realizada pelos próprios sujeitos. A análise dos alunos acerca do uso dos blogs foi realizada a partir do conceito de abstração reflexionante proposto por Piaget. A coleta de dados ocorreu a partir do levantamento dos registros de 15 blogs de um grupo de alunos de um dos cinco polos do Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os dados foram organizados com o apoio do software de pesquisa Nvivo e analisados a partir da teoria. Foram propostos níveis elencados em quatro categorias: i) Compreensão empírica; ii) Compreensão Pseudo-empírica; iii) Compreensão refletida; iv) Compreensão Meta- refletida. Concluímos que no decorrer do curso os alunos elaboraram postagens que puderam ser compreendidas nos diversos níveis de abstração, conforme categorias mencionadas. Se no início do curso o blog era entendido apenas com um espaço para escrever, a ideia de portfólio foi construída nas interações oportunizadas pelo acompanhamento dos tutores e professores e pela rede de aprendizagem na qual ocorriam trocas constantes entre os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

ZIEDE, M. L.; CHARCZUK, S. B.; ARAUJO, A.; ARAGON, R. A CONSTRUÇÃO DO BLOG COMO PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41679. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41679. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos