Classificação de Objetos de Aprendizagem Segundo o Grau de Multimodalidade

Thaísa Jacintho Müller, Alberto Bastos do Canto Filho, Érico M. H. Amaral, José Valdeni de Lima, Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Resumo


Este artigo apresenta o extrato de uma pesquisa que avalia os níveis de multimodalidade inerentes a objetos de aprendizagem e propõe um padrão para classificação de softwares educacionais de acordo com os tipos e quantidades de mídias presentes. Para o desenvolvimento do estudo, alguns conceitos como estilo individual, carga cognitiva e multimodalidade foram amplamente explorados. Também foram observados os recursos comumente disponíveis em aplicações educacionais, como: Audio Verbal e Não Verbal, Visual Verbal e Não Verbal e Interação, os quais originaram, inicialmente, uma classificação de 18 pontos, que foram reduzidos a 7 classes. Para validação desta pesquisa, foi realizado um experimento com uma turma de graduação, o qual serviu para corroborar com a efetividade da classificação criada.

Palavras-chave


multimodalidade, classificação, estilo cognitivo

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.41650

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