Avaliação do uso no ensino da saúde de objeto virtual de aprendizagem

Cristine Maria Warmling, Martina Amália dos Reis, Bárbara Farinon Cesa

Resumo


A produção de novas práticas cuidadoras em saúde bucal exige o agenciamento de novos saberes e métodos no campo da educação. As novas tecnologias informacionais assumem um papel importante nesse sentido. O objeto virtual de aprendizagem Hipertexto sobre práticas de saúde bucal foi desenvolvido para apoiar as atividades desenvolvidas no curso de odontologia da UFRGS. O hipertexto apresenta histórias de saúde e doença comunitárias, individuais e familiares permitindo diferentes abordagens dos alunos na constituição de projetos terapêuticos. O objetivo principal do artigo é descrever e avaliar as concepções de alunos a respeito do uso do objeto virtual de aprendizagem. Elaborou-se um instrumento de pesquisa estruturado e escrito, composto por questões abertas e fechadas abordando categorias do hipertexto que interessavam avaliar: interface, conteúdos curriculares, integração ao estágio e sobre as próprias histórias apresentadas pelo hipertexto. Tanto as respostas abertas como as fechadas demonstraram avaliação positiva dos alunos para o uso da linguagem hipertextual no objeto virtual de aprendizagem.

Palavras-chave


hipertexto, objeto de aprendizagem, educação à distância, saúde bucal.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.41649

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br