GEOMETRIA FRACTAL E PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS: ANÁLISE DE UM SIMULADOR DE FRACTAIS

Claudia Márcia Ribeiro de Azeredo, Michelle Dinelli de Souza, Silvia Cristina Freitas Batista, Gilmara Teixeira Barcelos

Resumo


Investigações geométricas podem contribuir para a aprendizagem de Matemática, ao
favorecer visualizações e formulação de hipóteses. Assim, esse artigo visa analisar um objeto de aprendizagem (OA), o simulador de fractais “Progressões Geométricas em Fractais”, como instrumento mediador da aprendizagem. Para tanto, o referido OA foi avaliado por alunos de uma licenciatura em Matemática e experimentado em um estudo de caso no Ensino Médio. Neste artigo, inicialmente, aborda-se a geometria fractal e o relacionamento da mesma com as progressões geométricas. A seguir, o OA em questão é caracterizado e, então, são descritos os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa. Finalizando, são analisados os dados obtidos. Os mesmos evidenciaram que o OA foi considerado adequado em relação aos critérios de avaliação considerados.

Palavras-chave


objeto de aprendizagem, simulador de fractais, geometria fractal, progressões geométricas

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.41644

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