Hipermídia Adaptativa potencializando a inclusão digital

Mauricio Karrei, Maurício Braganholi, Éverton Roberto Auler, Marco Antônio Sandini Trentin, Ana Carolina Bertoletti De Marchi

Resumo


Neste artigo propomos o uso da hipermídia adaptativa como potencializador na construção de interfaces inclusivas que possibilitam a personalização da comunidade virtual VIDE (VIvenciando na reDE). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que culminou na implementação de técnicas de adaptação de apresentação e de navegação com vistas a possibilitar uma melhor interação aos diferentes usuários da VIDE, auxiliando-os de forma dinâmica quanto à navegabilidade e à usabilidade, levando em conta suas características.

Palavras-chave


hipermídia adaptativa, inclusão digital, interfaces.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.41641

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br